Clinica Girassol Tratamento de Autismo

TEA - Transtorno do Espectro Autista

Julia Mayumi C. Kose

CRP 06/148598 - Tratamento de Autismo

Sinais de autismo?

Abaixo colocamos algumas orientações sobre como detectar e identificar os sinais de autismo

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Tratamento de autismo em Bragança Paulista

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O QUE SÃO ESTEREOTIPIAS?

As estereotipias ou “stims” são comportamentos repetitivos e disfuncionais que podem ou não atrapalhar no aprendizado de habilidades funcionais e ocorrem na maioria das vezes com função de se autorregular.

Os comportamentos mais comuns são o “flapping” que é o agitar as mãos de cima para baixo mexendo os punhos, balançar o corpo para frente e trás, rodar a rodinha do carro de brinquedo, olhar para ventiladores, mexer os dedos, correr de um lado para o outro sem função, entre outros.

A ecolalia é um tipo de estereotipia vocal, em que se repete palavras ou frases ouvidas por outras pessoas/tv/vídeos e que ocorrem sem função de comunicação.

ALTERAÇÕES SENSORIAIS NO TEA

Os autistas podem ou não ter alterações sensoriais, a estímulos sonoros, olfativos, gustativos, visuais, etc.

Por exemplo, é comum eles colocarem as mãos nos ouvidos frente a alguns ruídos mais estridentes como o som do motor de moto, podem não tolerar certas texturas de roupa ou brinquedos como a massinha, também sentir menos dor que as outras crianças ao se machucar.

Outra alteração bem comum no autismo é a seletividade alimentar, pela consistência ou pela cor do alimento.

Sinais de Autismo Girassol Autismo

SINAIS DE ALERTA

- Contato visual reduzido ou não sustentado

- Atraso na aquisição da linguagem

- Não responder ao ser chamado pelo nome

- Não imitar

- Não brincar de faz de conta

- Não seguir instruções/comandos simples do dia-a-dia

- Possuir padrões repetitivos e restritos nas brincadeiras
(Exemplo: alinhar brinquedos)

- A intenção comunicativa e a interação ocorrem preferencialmente para suprir as suas necessidades

- Não utilizar a atenção compartilhada
(Compartilhar o brinquedo com a mãe ou quando a mãe dizer “olha” a criança olhar para o objeto)

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